top of page

MINICURSOS

Minicursos

 

Aproveite a oportunidade e se increva em dois minicursos, mas fique atento para conciliar as datas dos minicursos. Participe de um minicurso nos dias 19 e 20/Nov e outro nos dias 21 e 22/Nov.

Horário 13:30 - 17:30h

19 e 20/Nov

Minicurso 1: Ecologia trófica: quem comeu minhas sementes? (Leonardo Guimarães Lessa – UFVJM)

Apresentar os principais métodos utilizados na obtenção e análise de dados em ecologia alimentar; avaliar o potencial de pequenos mamíferos terrestres (Rodentia e Didelphimorphia) na dispersão de sementes e sua importância na manutenção da biodiversidade vegetal; avaliar e discutir o estado atual de conhecimento sobre a ecologia alimentar de pequenos mamíferos no Brasil e as perspectivas para o desenvolvimento de estudos nesta área.

 

DATA: 19 e 20/nov das 13h30 às 17h30 n

LOCAL: Lab. Zoologia (sala 229) Prédio DCBio/Campus II 0 UFVJM - Diamantina 

30

vagas

Minicurso 1
Minicurso 2

50

vagas

Mini-curso 2: Fotografia – teórico (Miguel Angelo Andrade – PUC Minas)

 

 

 

DATA: 19 e 20/nov das 13h30 às 17h30

LOCAL: Auditório DCBio (sala 136) Prédio DCBio/Campus II - UFVJM- Diamantina 

21 e 22/Nov

Horário 13:30 - 17:30h

Mini-curso 3: Ilustração Científica (Reinaldo Pinto – UFV)

Abordagem de ferramentas fundamentais na construção de um desenho na técnica a grafite de forma simples e direta, aspectos importantes na confecção de pranchas e uma visão da técnica a nanquim.

 

DATA: 21 e 22/nov das 13h30 às 17h30

LOCAL: Lab. Botânica (sala 209) Prédio DCBio/Campus II - UFVJM- Diamantina 

Minicurso 3

20

vagas

Minicurso 4

30

vagas

Mini-curso 4: Cultura de tecidos – teórico (Leonardo Lucas C. Dias – UFSJ/Sete Lagoas)

O estado da arte da cultura de tecidos vegetais; morfogênese e aspectos fisiológicos da cultura in vitro, micropopagação; técnicas biotecnológicas e perspectivas da cultura de tecidos. 

 

DATA: 21 e 22/nov das 13h30 às 17h30

LOCAL: Sala de aula (sala 126) Prédio DCBio/Campus II - UFVJM- Diamantina 

Mini-curso 5: Etnobotânica (Renato Ramos – Funcesi/Itabira)

Panorama da Etnobotânica Aplicada: Definição, história e ramos da Etnobotânica; Relação da Etnobotânica a outros temas; Aplicações da Etnobotânica; Como as plantas influenciam as pessoas e como as pessoas influenciam as plantas; Comunidades tradicionais, conhecimento e utilidades das plantas: relevância para a conservação e desenvolvimento; Ecossistemas locais: dimensões ecológicas, culturais, econômicas e políticas; Competências esperadas para estudiosos da Etnobotânica (conhecimento, habilidades e comportamento); Abordagens das pesquisas em Etnobotânica aplicada: diferentes níveis de participação, envolvimento da comunidade na definição dos temas, coleta e análise de informações e dados; uso dos resultados; Aspectos Éticos da Etnobotânica Aplicada; Uso da literatura Etnobotânica.

Introdução a abordagens e métodos de pesquisa em campo: Preparação para trabalho de campo; Atitude dos pesquisadores; Uso de caderno ou diário de campo; Comunicação entre fronteiras culturais; Relacionamento com populações locais; Envolvendo stakeholders (pontos focais) na pesquisa; Trabalhando com populações locais; Selecionando o método de campo adequado; Cruzamento de dados e informações; Análise e apresentação dos resultados; Retorno dos resultados para as comunidades. Conteúdo e estudos de caso serão apresentados de forma dinâmica durante o curso, promovendo a troca de experiências entre os participantes. Serão apresentados estudos de casos para o aprofundamento de metodologias de campo propostas.

 

DATA: 21 e 22/nov das 13h30 às 17h30

LOCAL: Sala de aula (sala 137) Prédio DCBio/Campus II - UFVJM- Diamantina 

Minicurso 5

20

vagas

Minicurso 6

30

vagas

Minicurso 6: A leitura de imagens e a construção de representações científicas na escola (Lúcia Pralon – UNIRIO/RJ)

Utilizando aportes teóricos do campo da linguagem e da semiótica, discutimos a necessidade de uma atenção especial para leitura das imagens científicas devido às suas especificidades, considerando que a linguagem visual possui um sistema de representações sígnicas próprio que requerem uma aprendizagem intencional. No ensino de Ciências, o uso de representações com baixo nível de iconicidade (símbolos com pouca relação com o referente) costuma trazer problemas para a aprendizagem de certos conceitos. A linguagem científica, como um gênero de discurso, se constitui de um repertório de símbolos, cujo sentido deve ser compartilhado. Quanto maior for o domínio desse gênero, mais facilidades terão de empregá-lo de forma usual e adequada nas situações comunicativas em que estivermos inseridos. A subvalorização das dificuldades dos alunos em relação a estas representações, certamente contribui para um processo de exclusão desses jovens.

 

DATA: 21 e 22/nov das 13h30 às 17h30

LOCAL: Auditório DCBio (sala 145) Prédio DCBio/Campus II - UFVJM- Diamantina 

Mini curso 7: Diversidade química em plantas (Cleber José da Silva – UFSJ/Sete Lagoas))

O objetivo deste minicurso de caráter teórico é oferecer ao estudante uma visão geral das principais rotas metabólicas que levam à diversidade dos compostos químicos produzidos no corpo da planta  enfatizando a importância estrutural e ecológica destes compostos na evolução das plantas, e seus diversos usos para o homem.

 

DATA: 21 e 22/nov das 13h30 às 17h30

LOCAL: Lab. Genética (sala 326) Prédio DCBio/Campus II - UFVJM- Diamantina 

Minicurso 7

30

vagas

bottom of page